No dia 25 de janeiro, São Paulo celebra 470 anos. A cidade é uma metrópole em constante mudança e evolução, uma cidade que mesmo em meio ao caos ainda guarda seus tesouros e lembranças de épocas passadas e outras mais recentes. A arquitetura e o design vibram e marcam presença a cada esquina. Em homenagem a esse grande caldeirão cultural, profissionais da área de arquitetura, design e decoração compartilham seus lugares favoritos sob a ótica da profissão.
Aparelha Luzia
Alexandre Sales, Coordenador de Graduação/ Pós em Design de Interiores e Design de Mobiliário (IED SP), indica o Aparelha Luzia, um centro cultural e quilombo urbano de São Paulo, fundado em abril de 2016 e onde acontece festas, cursos, exposições e debates. Por ele passaram artistas como Leci Brandão, Cuti, Conceição Evaristo e Liniker. Também conta com uma cozinha comandada pela chef Cícera Alves.
A Aparelha foi criada pela ativista, artista, educadora e deputada estadual por São Paulo Erica Malunguinho. O seu projeto inicial era usar a casa no bairro dos Campos Elíseos como um ateliê. Em seguida, transformou o local num espaço de convivência e de circulação de artistas negros. O nome escolhido é uma versão feminina dos aparelhos, células de resistência contra a ditadura militar de 1964, e uma homenagem a Luzia, o mais antigo fóssil humano do Brasil.
Aparelha Luzia
Endereço: Rua Apa, 78 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/aparelhaluzia/
Bar dos Arcos
A arquiteta e especialista em iluminação Nicole Gomes indica o Bar dos Arcos, assinado pelo escritório de arquitetura MM18 e inaugurado em 2019. Localizado no subterrâneo do Theatro Municipal, o Bar dos Arcos tem uma personalidade ímpar, com pedras e tijolos à mostra. Segundo Nicole Gomes, a iluminação indireta veio para abraçar o espaço e trazer aquela luz suave e agradável.
“O espaço é super convidativo e traz a luz como efeito surpresa. Ao entrar, você fica se perguntando de onde a luz está vindo e é exatamente esse efeito que faz com que a gente queira ficar no espaço por horas”, comenta.
Bar dos Arcos
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/bardosarcos
Boteco Rainha
Arnaldo Danemberg é antiquário há mais de 40 anos e, atualmente. um dos mais renomados profissionais do ramo no Brasil. Fundador do Arnaldo Danemberg Collection, espaço em São Paulo que une memória e sofisticação, Arnaldo é especializado no garimpo de mobiliário histórico europeu dos séculos XVIII e XIX.
Para matar a saudade do Rio de Janeiro e se reencontrar com suas raízes, Arnaldo indica o Boteco Rainha, de Pedro Artagão. Pastéis imperdíveis, o croquete de costela, arroz de polvo, além daquele chope ultra gelado são algumas das opções do local.
Boteco Rainha
Endereço: R. Pedroso Alvarenga, 1181 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/boteco_rainha/
Livrarias
Melina Romano, diretora criativa do estúdio que leva seu nome, destaca que a revitalização do centro não apenas renova a estética urbana, mas também promove o desenvolvimento econômico, impulsionando o turismo e a qualidade de vida para aqueles que vivem e trabalham na região, o espaço que contêm histórias é uma inspiração para arquitetos, designers, amantes da cidade e gerações futuras.
“Arte e cultura são minhas opções preferidas ao caminhar pelo centro. A Livraria Eiffel é um belo convite para descobrir a melhor curadoria de livros de arquitetura. A poucos passos dali encontra-se a Galeria Verve, sediada no icônico prédio do Louvre de Artacho Jurado. A livraria Gato sem Rabo, localizada na Av. Amaral Gurgel, reúne livros escritos apenas por mulheres, uma iniciativa de Johanna Stein que tem como o objetivo de formar o senso crítico de leitoras”, diz.
Livraria Eiffel
Endereço: Praça da República, 183 – República, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/livrariaeiffel/
Galeria Verve
Endereço: Av. São Luis 192 SL 06; República, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/vervegaleria/
Livraria Gato sem Rabo
Endereço: R. Amaral Gurgel, 352 – Vila Buarque, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/gato.sem.rabo/
Pinacoteca de São Paulo
A designer de interiores Mariana Ribeiro recomenda a Pinacoteca de São Paulo: localizada no coração da cidade, emerge como um ícone cultural que enaltece o cenário artístico paulistano. Fundada em 1905, a instituição tornou-se uma referência incontestável para amantes da arte, abrigando uma coleção invejável de obras que percorrem diversas épocas e estilos. Com uma arquitetura imponente, projetada por Ramos de Azevedo, a Pinacoteca proporciona mais do que uma experiência visual: é um espaço que convida à contemplação e reflexão.
“Pinacoteca é o lugar que gosto de ir em São Paulo quando posso fazer um passeio voltado à arquitetura. O complexo é uma construção neoclássica de 1900 com grandes janelas, portas, pilares e pórticos. Ela apresenta também uma modernidade rústica com tijolos aparentes e áreas de grande abrangência de luz natural. Passarelas de metal e coberturas translúcidas trazem também um contraponto de conforto visual incrível. Ótima opção de passeio que mostra a força da arquitetura paulistana”, comenta Mariana.
Pinacoteca de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/pinacotecasp/