Moderna que só ela: casa tem mosaicos, muito concreto e madeira
Esta morada mineira ganhou linhas retas, amplas aberturas e relação direta com o jardim
Por Simone Raitzik
Atualizado em 9 set 2021, 12h29 - Publicado em 4 out 2017, 15h48
Quando decidiram trocar a vida agitada e corrida que levavam em São Paulo pela paz e tranquilidade de Juiz de Fora – onde nasceram, se conheceram e se casaram –, eles tinham uma boa noção de como seria a casa na qual sonhavam morar: um pavilhão amplo, ensolarado, com direito a uma piscina com raia, além de muita transparência e espaço aberto para enxergar os filhos correrem.
Mas não era só. Luz natural abundante em todos os ambientes e cozinha integrada onde receber os amigos também faziam parte da lista para o projeto.
Os eventos conspiraram a favor. Tão logo pisou em solo mineiro, o casal encontrou um terreno com ampla metragem (1 320 metros quadrados) num condomínio arborizado, em zona residencial.
Continua após a publicidade
Em seguida, os dois convocaram Frederico Andrade e Guilherme Ferreira, do escritório Skylab Arquitetos, para pensar a planta, provocando-os a criar uma estrutura arrojada, diferente.
“O resultado, traduzido com as matérias-primas que gostamos de usar, como concreto, vidro e madeira de demolição, reflete o carinho que nutrimos uns pelos outros”, conta Frederico.
Assim, a construção subiu dotada de pilares esbeltos, mosaico, muito cimento à vista – e uma discreta, mas típica, singeleza da terra. Aqui e ali, vigas de aço em I amparam a edificação.
Continua após a publicidade
“Para não ficar muito devassada, deixamos a área de convívio voltada para dentro e, assim, privativa. O ponto central da edificação, que une os dois pavilhões, é mesmo a cozinha aberta. É ali que tudo acontece, como nas boas famílias mineiras”, arremata Guilherme.