Ao pensar em revestimentos para construir uma piscina em casa, é fundamental estar atento a alguns aspectos importantes que geram muitas dúvidas para quem não conhece o assunto a fundo: modelos específicos, manutenção, custo, indicação de uso e propriedades são alguns dos fatores a serem levados em conta que, juntamente com a decoração e beleza, definem o resultado da área de lazer bastante aproveitável.
Para Gisely Oliveira, proprietária da Staccato, loja especializada em revestimentos, “a escolha de um bom revestimento para a piscina e para a área externa garante a durabilidade de sua obra, além da facilitar a manutenção e criar um acabamento perfeito”.
E, para escolher bem o revestimento para essa área específica, a arquiteta Juliana Sica indica começar pelo básico e focar principalmente em cinco aspectos importantes:
1. Absorção de água
Escolha para o piso e a parede interna da piscina revestimentos apropriados e pouco porosos, que não retêm água.
2. Área externa segura
Cuide para que o revestimento ao redor da piscina seja antiderrapante para trazer segurança e evitar acidentes, principalmente para as crianças. É possível tanto tratar o revestimento escolhido, quanto usar revestimentos já tratados com essa tecnologia.
3. Cor
Hoje em dia tudo é possível termos até piscinas na cor preta. Entretanto, ao escolher uma cor escura, é preciso utilizar led para iluminar o fundo, assim como o contorno da piscina, com o objetivo de evitar acidentes.
4. Formatos
As pastilhas e os revestimentos menores se adequam melhor às piscinas de formatos mais arredondados e orgânicos. Já os revestimentos mais retos e de grandes formatos se encaixam melhor nas retas. As piscinas prontas, de vinil, podem ser uma boa opção pelo custo, mas, nesse caso, capriche na área externa do redor.
5. Manutenção
Quanto mais poroso o revestimento e o rejunte, maior será o trabalho para manter tudo limpo. Opte por modelos mais impermeáveis e rejuntes especialmente preparados para piscina.