Antes e depois são sempre interessantes! É muito prazeroso ver o quanto a arquitetura e decoração conseguem transformar um ambiente! Em se tratando de reformas, a cozinha é um local que sempre vem em mente. O cômodo ganhou bastante protagonismo nos últimos anos, tornando-se um espaço social ao invés de um local meramente utilitário.
Segundo a arquiteta Isabella Nalon, responsável pelo escritório que leva seu nome, na hora de renovar “O segredo, que não é tão segredo assim, é exercer a criatividade que alinhar ideias e os recursos que nos permitem desenvolver aquilo que nosso cliente espera”.
Confira 4 projetos de cozinhas reformadas, assinadas pela arquiteta.
Cozinha com marcenaria e revestimentos renovados
Com uma linguagem antiga e datada, tanto no layout, quanto nos materiais empregados, essa cozinha possuía cantos chanfrados na bancada, os quais eram inconvenientes e poluíam visualmente o cômodo.
Na reforma, a bancada de quartzo acompanhou a face da janela, tirando a posição anterior do fogão, e os revestimentos foram substituídos, tanto no piso, quanto os azulejos antigos da parede. Para suavizar a iluminação natural proveniente da janela com esquadrias pretas, a persiana rolo cumpriu o papel de suavizar as duas questões.
Cozinha com novas bancadas
Esta reforma radical alterou as marcenarias e instalou várias novas bancadas: nas extremidades e no centro do ambiente. Junto à bancada central, em quartzo, fica uma mesa contígua de 4 lugares.
“A integração é percebida não só pelo uso comum do espaço, mas também pela escolha e aplicação dos materiais”, afirma a arquiteta. O resultado foi um ambiente leve e claro, que se tornou ponto de encontro diário dos moradores.
Sala de jantar que virou cozinha integrada
A cozinha, que antes era apertada e ficava isolada do restante da área social, não agradava os proprietários deste apartamento. Bastou a retirada de uma das paredes para ganhar mais amplitude, conquistando uma circulação mais fluida e aumentando a luz natural.
“Além disso, os nossos clientes ganharam uma bancada de quartzo para as refeições rápidas, que virou um dos cantos mais usados no dia a dia”, conclui Isabella.
Cozinha mais funcional e charmosa
A reforma desta cozinha foi inspirada na paixão do morador pela culinária, que sentia falta da funcionalidade ao utilizar os recursos existentes. A arquiteta Isabella Nalon inspirou-se na estética das cozinhas tradicionais brasileiras, com cores vivas e revestimentos intensos.
Para aumentar o espaço disponível, ela abriu um vão entre a sala de jantar e a cozinha, delimitando-as por uma porta de correr. Outro destaque é o aparador amarelo com rodinhas, que funciona como uma solução prática, charmosa e de baixo custo para incluir um cantinho de refeições rápidas.