Por Marina Paschoal
A sala é um dos principais ambientes da casa – é nela que reunimos a família, recebemos amigos e usamos para descansar e relaxar. Pensando nisso, o planejamento dela é um dos principais no momento de renovar o lar. Independente de ser em um apartamento pequeno ou numa casa grande, separamos dicas para te inspirar a escolher a decoração da sua sala.
Com base neutra e a grande presença de marcenaria, esta sala assinada pelo Studio Ro+Ca traz a sensação de aconchego e bem-estar. O trilho de luz traz um pouco do estilo industrial para o ambiente, que ganha cores suaves por meio da decoração em quadros e flores.
Essa sala assinada pela arquiteta Amanda Miranda tem como base o branco combinado à marcenaria. Para trazer cor ao ambiente, a aposta foi o azul em itens de decoração como o tapete, almofadas e o quadro – a vantagem, neste caso, é que é possível mudar completamente o visual desta sala apenas ao trocar os acessórios. Dica de ouro!
A base de cor deste ambiente é praticamente inteiramente cinza – presente nas paredes, móveis e até almofadas. Projetado por André Caricio, para aquecer um pouco ambiente e quebrar a paleta de cores, a sala ganhou pontos estratégicos de iluminação amarela, que é responsável pela sensação de aconchego.
Colorida, mas nem tanto! Nesta sala projetada por Amanda Miranda, é possível notar a mistura harmoniosa de estilos. A presença da marcenaria combinada à parede de tijolinhos à vista contrapõem a parede de cimento queimado e a prateleira amarela. Quadros e itens de decoração trazem a personalidade do morador ao ambiente.
Esta sala feita pelo Studio Ro+Ca traz a presença do estilo industrial principalmente na paleta de cores, que são mais escuras e fechadas. O que reforça o estilo é a presença do ferro na estante, que lembra também tubulações aparentes. O aconchego fica por conta da textura do tapete, as plantas e a boa entrada de luz natural.
A base neutra combinada à marcenaria e às flores desta sala projetada pela arquiteta Vivi Cirello traz à tona o estilo romântico. A quebra e o equilíbrio ficam por conta dos quadros e da manta, que trazem também tonalidade mais escura para o ambiente.
Personalidade é a definição para esta sala assinada por Studio Ro+Ca. Apesar dos revestimentos de cimento queimado nas paredes e no piso, o ambiente ganhou (muita!) cor e estilo com o sofá vermelho e, claro, o led amarelo na parede. As longas estantes trazem sensação de profundidade para o apartamento, e ainda viram banco na sala de jantar.
Com grande presença de tons neutros e marcenaria, essa sala projetada pela arquiteta Vivi Cirello traz o equilíbrio na presença do ferro nos pés das mesas centrais. As plantas e boa quantidade de luz natural são responsáveis pela sensação de aconchego.
A forte presença da marcenaria e de diferentes tonalidades do bege, a sala projetada por Gouveia & Bertoldi traz à tona o estilo clássico de decoração, que é reforçado nos estilos dos bancos e do abajur. Para a quebra de cores, quadros com detalhes em azul, combinando com peças na mesa de centro.
Confira mais inspirações de salas de estar na galeria!
Veja mais conteúdos como este e outras inspirações de arquitetura e decoração no portal Landhi!