Continua após publicidade

Home office organizado: dicas para otimizar a área de trabalho

Crie um ambiente organizado e propício a atividades produtivas

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 11h58 - Publicado em 14 jul 2022, 19h00
Home office; bancada; cadeira
 (Kadu Lopes/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Home office integrado a sala de estar.
Neste projeto de Carina Dal Fabbro, o casal de moradores precisava de cantinhos separados para trabalhar com privacidade. Para isso, a arquiteta montou áreas independentes de trabalho no quarto e na varanda seguindo a premissa de ter apenas os itens essenciais nos espaços (Buzina de Imagem/Casa.com.br)

Com a pandemia, o home office virou realidade para boa parte das pessoas e se tornou uma tendência que veio para ficar.

Com o aumento da produtividade dos funcionários e a praticidade do trabalho remoto, muitas empresas nem pensam em voltar ao regime 100% presencial, investindo, algumas vezes, em formatos híbridos. Com isso, a demanda por um local de trabalho adequado segue alta nos projetos residenciais.

Home office tem mesa de madeira com prateleiras do mesmo material, que receberam fitas led para iluminar melhor cada detalhe.
(Reprodução/Pinterest)

“Muito mais do que mesa, cadeira e computador, o escritório é um cantinho que merece muita atenção, afinal passamos boa parte do nosso dia ali”, lembra a arquiteta Carina Dal Fabbro, que está à frente do escritório que leva seu nome.

Além dos móveis corretos e das questões de ergonomia, também vale pensarmos detalhadamente na organização diária desse local para torná-lo ainda mais funcional e estimulante.

Pensando nisso, a arquiteta listou algumas dicas para ter um cantinho nota dez!

Por onde começar

Espaço para home office com gaveteiros e prateleiras.
Muito mais do que um cantinho bonito, ter um home office organizado e confortável pode trazer ganhos significativos em produtividade e bem-estar (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Para que o espaço de trabalho seja perfeito, convém pensar, antes de mais nada, na ergonomia e na organização.

Continua após a publicidade

“Afinal, é um lugar onde você vai passar várias horas do dia. Nada mais justo do que deixá-lo o mais agradável e confortável possível”, pontua Carina.

Home office; bancada; cadeira
Projeto de Carolina Bordonco (Kadu Lopes/Casa.com.br)

A primeira recomendação é que se invista em uma cadeira ergonômica para o escritório e em uma mesa que respeite as dimensões necessárias a fim de evitar desconfortos.

“A altura da mesa costuma variar entre 70 e 75 cm, podendo ser maior ou menor quando consideramos a estatura do morador”, orienta a profissional.

minimalista-ape-110m-madeira-cimento-queimado-macro-arquitetos-fotos-renato-navarro-bancada-home-office
Projeto de Macro Arquitetos (Renato Navarro/Casa.com.br)

Além disso, também é essencial priorizar a iluminação. O ideal é que a mesa fique próxima da janela para que o usuário possa usufruir da luz natural. Para dias mais escuros ou na hora de trabalhar à noite, uma luminária de mesa é importatíssima!

Só o necessário sobre a mesa

Home office de paredes verdes. Algumas plantas decoram o ambiente.
(Token Home/decoist)

Após os cuidados com o mobiliário, o primeiro passo para quem quer organizar a mesa de trabalho é deixar sobre a bancada apenas os itens que são utilizados continuamente, ou seja, computador ou notebook, porta-lápis e bloco de anotações.

Continua após a publicidade

“Quanto mais coisas sobre o móvel, mais fácil é de chegar ao visual ‘entulhado’. Isso atrapalha a nossa concentração e dá espaço para a bagunça aparecer. Os itens que não são usados com frequência podem ficar armazenados em gavetas, por exemplo”, conta Carina.

Gavetas sempre bem-vindas

Escritório em casa com escrivaninha com gaveteiros, poltrona e dois banquinhos.
Espaço de armazenamento é o que não falta neste escritório. Foram instaladas prateleiras, armários e a bancada ainda conta com gavetas (Bruno Cardi/Casa.com.br)

Para manter o propósito de ter à vista somente o essencial, Carina recomenda que, se possível, invista em modelos de mesa com gavetas embutidas.

“Assim, é possível organizar e até mesmo setorizar o que não deixamos em cima da mesa. Na primeira gaveta, por exemplo, mantenha documentos, agendas e pastas necessários durante a rotina de trabalho. Nas gavetas seguintes, vale guardar o que é utilizado e consultado esporadicamente”, diz Carina Dal Fabbro.

Prateleiras deixam tudo de fácil acesso

Bancada de dois lugares para home office na parede oposto a cama de uma quarto de casal. Os lugares são separados por gaveteiros abaixo da bancada. Prateleiras encimam a ambiente.
Se estendendo por toda a parede, as prateleiras acomodam objetos, livros e documentos dos moradores. Para setorizar o espaço de cada um, Carina desenhou um gaveteiro super funcional (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Carina recomenda investir, ainda, em prateleiras, nichos e estantes como forma de otimizar o espaço de armazenamento e fazer valer o espaço vertical.

Quadros aramados também são uma boa opção e podem servir para acomodar recados e lembretes importantes, como datas de entrega, planejamentos e calendários.

Continua após a publicidade

Caixas organizadoras e acessórios

Home office com prateleiras acima da mesa repletas de plantas.
(Proud House Studio Co/decoist)

Não se pode falar em organização e esquecer das tão famosas caixas organizadoras, não é mesmo?!

“No caso do escritório, as mais indicadas são feitas de papelão, que servem para guardar desde pastas a papéis soltos. Além disso, elas também podem ser etiquetadas para que fique mais fácil identificar o que está sendo guardado”, recomenda a arquiteta.

“Outro ponto positivo das caixas é que elas podem ser empilhadas, de modo que não ocupam muito espaço no escritório”, continua.

ape-115m-home-office-integrado-a-cozinha-studio-ag-arquitetura-foto-Juliano Colodeti-estante-bancada-madeira-prateleira-home-office
Projeto do Studio AG Arquitetura (Produção Visual: A+G arquitetura/Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Além disso, a arquiteta recomenda investir em divisórias ou organizadores internos para as gavetas, que podem ser usados para separar os clips, post-its, canetas, réguas, fitas adesivas e outras miudezas de papelaria que podem se perder ou bagunçar com facilidade.

Por fim, o uso de revisteiros no chão ou nas laterais da mesa também é uma boa opção para otimizar o espaço e manter tudo organizado.

Continua após a publicidade
Publicidade