Pintar as paredes é uma maneira infalível de transformar qualquer espaço da casa – principalmente a cozinha. Cada tom traz uma sensação e, dependendo da cor, um espaço pode passar de aconchegante, para sofisticado e até urbano. Confira tons preferidos por vários designers para colorir e mudar a cozinha – afinal, tão importante para as reuniões familiares, o ambiente merece ser sempre renovado!
1. Para deixa-la refinada
De acordo com o designer Ken Fulk, com um pouco de verde claro nas paredes qualquer cozinha se torna refinada. Principalmente se o tom for aliado a armários de madeira escura!
2. Trazendo tendências
O cinza é o novo preto – pelo menos essa é a opinião dos designers Jeff Andrews, Katie Hodges, Highlyann Krasnow e Robin Baron. Versátil, ele passa diferentes sensações dependendo de sua intensidade e do subtom. Um cinza claro azulado, por exemplo, lembra névoa e valoriza a iluminação e outras cores ao seu redor. Uma versão mais escura e amarronzada vai bem com branco e traz um ar de mistério atemporal, uma surpresa sofisticada.
3. Uma cozinha única
Emilie Munroe é categórica: um azul profundo, combinado com elementos de bronze tem forte personalidade e é ideal para cozinhas. A dica para deixar o ambiente realmente único é aplicar o tom em meias paredes ou nos gabinetes inferiores, com branco nos gabinetes superiores. Joy Moyler prefere um tom similar, mais escuro ainda, para trazer um jeito de fundo do mar para casa.
4. Para dar fome
Para Karen Vidal, um vermelho terroso tipo salmão é ideal para trazer o tom que abre o apetite para a cozinha, excluindo seu brilho forte, considerado sufocante e causador de ansiedade. O tom confere um ar marroquino ao espaço – dá para se inspirar e se arriscar em receitas diferentes, de outros países!
5. Pastelzinho
As cozinhas em candy colors continuam com força total – e o amarelo pastel é perfeito para as paredes, de acordo com Lindsey Coral Harper. A cor combina com gabinetes brancos e mármore, que trazem um toque de elegância, ou concreto, para deixar a cozinha moderninha.
6. Entre cores
Inspirar-se na natureza para colorir uma cozinha é infalível: afinal, é nesse ambiente que se encontram vegetais, frutas, legumes e, se sua casa for realmente estilosa, diversas plantas. Jean-Louis Deniot recomenda um tom claro refrescante, entre azul e verde, para trazer ainda mais do ar livre para dentro de casa.
Leia também:
Guia: como pintar as paredes e casa em 3 passos
30 cozinhas pequenas e coloridas
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!