Área de convivência promove momentos de reflexão em meio à natureza
O Estúdio Plantar Ideias assina o espaço Entre:.nós na CASACOR SP 2023 e apresentam também produtos autorais
Os arquitetos Felipe Stracci e Luciana Pitombo, do Estúdio Plantar Ideias, fazem um convite à reflexão e à reconexão no espaço de 156 m² projetado pela dupla para a CASACOR São Paulo 2023.
Chamado Entre:.nós, o ambiente é um espaço de convivência na mostra e retrata a transição entre uma floresta e a beira do mar, onde os visitantes caminham sobre um piso monolítico, de aspecto arenoso, que evoca a praia. Já o dossel das árvores foi interpretado de forma lúdica pelos arquitetos, que desenharam uma estrutura paramétrica feita de cordas com a intenção de conduzir o olhar dos visitantes para a cobertura.
A natureza também é parte importante do espaço para contribuir com a atmosfera de descompressão e pausa. Por isso, os profissionais criaram canteiros com alocásias, antúrios e bromélias — espécies ideais para sombra e meia sombra, adequadas às condições de espaço da mostra.
Nos lounges que conectam todo o ambiente, chamam a atenção os móveis de design autoral desenvolvidos pelo Estúdio Plantar Ideias, lançados especialmente na CASACOR. Desenhada para a marca Mestre Artesão, a linha Filus (em latim significa família) pode desempenhar várias funções, já que é composta de diversos elementos.
Para a Tora Brasil, os arquitetos, junto com sua equipe, criaram a linha Tracajá, que inclui poltrona e mesa de centro. As peças exibem a mistura do concreto com a madeira de manejo florestal para áreas externas, além de um elegante desenho curvo, inspirado nos cascos das tartarugas da Amazônia, que deram nome à linha.
Já o mobiliário de madeira desenhado com linguagem indígena para o Grupo Soroteca remete às onças que vivem no Pantanal. Batizada de Îaguarâ (onça em tupi-guarani), a coleção é composta de banco, banqueta e pufe com formas fluidas e materialidade única, além de trazer uma bela estampa em baixo relevo, inspirada nos desenhos indígenas e nos jardins tropicais de Burle Marx.