Sejam eles estreitos ou muito espaçosos, os corredores são quadros em branco, que permitem expressar a criatividade e fortalecer o estilo da casa com detalhes charmosos. Por se tratar de uma área de transição, o conceito do décor pode ser ousado e trazer uma composição marcante.
As arquitetas Carina e Ieda Korman, que, juntas, lideram o escritório Korman Arquitetos, sempre apostam na criação de gallery walls e estantes, no uso de espelhos e, até, em uma repaginação que proporciona dinamismo a essa passagem.
Apostar em cores impactantes é uma ótima forma de levar personalidade para os corredores. “Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, indica Carina Korman.
O destaque da parede – ou porta – de fundo é capaz de causar um impacto visual, ao passo que a cor diferenciada, no teto, confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado.
“O papel de parede traz a facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque”, opina Ieda Korman sobre o uso de padrões e texturas que, segundo ela, podem ser exploradas sem medo.
Estantes
A moradora deste apartamento é uma leitora ávida: o amor pelos livros é tanto que o seu grande acervo não pôde ser contido no escritório e, para orgulhosamente incorporá-los no décor, Carina e Ieda desenvolveram uma estante no corredor, que passou a abrigar essa ampla coleção. A solução permitiu uma circulação multiuso sem sobrecarregar a passagem.
Obras de arte
Fáceis de criar e cheias de personalidade, Carina explica que a gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor. Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias. Além disso, uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, tem tudo para atrair os olhares e se destacar no décor.
Espelhos
Uma forma elegante de revestir uma das paredes de um corredor é valer-se do espelho, pois ele confere sensação de amplitude para o espaço e, em alguns casos, também ajuda na iluminação – um bom projeto luminotécnico é essencial para esse tipo de ambiente. É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada.
Dica Especial: Brise
Uma brise que abre e fecha, possibilitando a separação de ambientes quando desejado, é, de certa forma, um corredor. Neste projeto, as arquitetas da Korman elaboraram uma divisória entre a sala de jantar e o acesso ao lavabo e louceiro, dispostos do outro lado dos painéis.
Aqui, o destaque é a própria estrutura, que, em madeira freijó, brinda o espaço com uma sensação rústica de aconchego.